05 abril 2006

e agora, algo completamente diferente

há meses, perdi o cabo e os auscultadores do meu discman - o dito aparelho era muito jeitoso nas minhas viagens de transportes públicos. com a minha preguiça, anarquia habitual e uma pintinha de falta de sorte (porque a assistência técnica da marca mudou de poiso), estou reduzida a ouvir o que os motoristas querem :) e isto dá para tudo!!! entre RDP África, Rádio Renascença, RFM, Cidade FM ou Antena 1 em dias de futebol, tudo se ouve. e, no meu caso, tudo se canta :)

sei desde sempre que tenho uma memória prodigiosa para algumas coisas, sobretudo aquelas inúteis. dificilmente consigo fazer pares coerentes entre pessoas-que-vi-poucas-vezes e nomes, mas sei um monte de letras do Tony Carreira, da Ágata, da Romana, do Clemente, do mítico Zé Malhoa e de muitos outros cantores da chamada música ligeira portuguesa. dou por mim a cantarolá-los baixinho com muita frequência. e pior! desenvolvi o hábito de fazer associações parvas entre acontecimentos corriqueiros e estas músicas.

por exemplo:
- bem, vou-me embora.
- Vais partir, naquela estrada / onde um dia chegaste a sorrir (Clemente)

outra:
a minha colega de trabalho diz-me «Voltei!»
- Voltei, voltei / voltei de lá /ainda ontem estava em França / e agora já estou cá (Dino Meira)

e mais!
- epá... aquele tipo é tão burro!
- Burritooooooo.. ai ai burrito / ai ai burrito / ai ai ai ai (Fernando Correia Marques)

uma grande parte da minha erudição-idiota vem do tempo em que ouvia rádios locais em Braga, via o Big Show SIC ao sábado, na cozinha do meu piso a passar cadernos, ou assistia ao Made in Portugal, ao domingo à hora de almoço. em minha defesa, devo dizer que a televisão da residência onde morava era a preto e branco, só desligava na ficha, precisava de levar um murro bem aplicado para começar a passar imagem e, ainda assim, só apanhava dois canais. em termos de rádio, a maioria das rádios nacionais ditas de jeito não tinham um sinal muito forte, por isso restavam-me pérolas como a rádio voz do neiva :)

e por falar em voz do neiva! alguns leitores devem lembrar-se do episódio mítico de ligarmos para lá, no programa dos discos pedidos, para ver se passavam a Rebeca. acho que foram os nossos 15 segundos de fama, porque o locutor não encontrou a música certa, disse os nossos nomes, pediu desculpas e passou outra porcaria qualquer. Grandes tempos, é o que é! e agora remato com mais uma música parva :) «oh tempo volta para trás / vê que até o próprio sol / volta todas as manhãs...»

5 comentários:

IronMan disse...

aaaarrrrghhhh...
Mau demais!
La que te lembres das musicas até estou como o outro... Agora dos interpretes...xiisssaa...

Mas tenho a dizer aqui à uns anos cruzava habitualmente como o Sr. Dino Meira. Ele frequentava o "Corcel", (ou o outro ao lado, ja não me lembro) por trás da Lapa, no Porto. Passava as tardes no fundo do balcão de madeira. Talvez as coisas não estivessem a correr muito bem, já na altura...
Uma imagem caracteristica que me ficou gravada na memoria.

Agora, eu se fosse a Radio Antena Minho de Braga, Santiago de Guimarães ou a Radio Geice (adoro este nome) de Viana, processava-te por fazeres publicidade à Voz do Neiva. Não é justo. Depois de tanto esforço a azeiteirar a emissão, não é justo que não se fale nestas.

Para quem não sabe, no meu trabalho, eu tenho uma serie de serralheiros e mecanicos, e chapeiros etc. para quem o prato do dia é o RCP do qual eu ja sei de cor o alinhamento da manhã. As vezes enganam-se mas rapidamene retomam o que esta estabelecido por lei, variando ente Beatles, Ria Lee, Delfins...Por esta ordem. Muito eclético.

Não quero acabar sem referir a RAAADIOOOooOO CIDaaAAAADJiiii. Nos tempo em que eu acordava com essa M... aos berros por causa do meu colega de apartamento que era surdo como uma porta.
No Porto- Santos Pousada 722! Saudades? Acho que não.

Quando tocava aquela musiquinha da "mão querida, mão que-ri-da..." LIIiiIIIIiiNNNnnnDOOOooOO!!!

Bom, já estou a divagar.
Mas soube bem...
Até porque é divagar que se vai ao longe.

Estou bem disposto que querem?
A minha equipa ganhou o jogo!!!
Até porque eu hoje fui Português. Torci pelo Deco!

Ahhh!! Sabiam que o Hino da FEUP tem a musica do hino de um clube da 2ª Circular começado por b?
Nunca o cantei.

Ja estou a abusar.
Xauzzzz.

IronMan disse...

Ahhh!!

Faltou-te aquele padre que da na RTP1 de manhã! Borga acho!

"Poem a mom na coisa do sinhor, que tem geleiaaaaa!"
"Na-na-na"

Ou qualquer coisa do género...

Por esse caminho, qualquer dia ainda passas a ver os Festivais da Eurovisão como alguns que eu conheço. Tssk tssk.

Anónimo disse...

Só tu! lol

Anónimo disse...

F.J. teve aqui a ver a parvoice tsk tsk

Anónimo disse...

Que saudade!!!!

Devo dizer que me fartei de rir a relembrar as figurinhas que nós fazíamos, enquanto estudávamos na cozinha do nosso piso.

O BigShowSic, visto a preto e branco, era maravilhoso.
E o rádio sempre a tocar. Nem sempre a Voz do Neiva. Lembro-me das cassetes que inundavam o teu quarto.

Para além da televisão havia outros artefactos bem característicos daquela cozinha.
Os armários a caírem de velhos. Podres e sem portas.
As toneladas de loiça para lavar.
O fogão industrial, com dois bicos.
O frigorífico minúsculo para umas dezenas de raparigas, que sempre que se abria cheirava… humm… a leite podre.
E, claro, uma varanda fantástica, com vista para o bairro dos ciganos. Mas suficientemente grande para pormos lá uma mesa e jantarmos fora.
Claro, tu é que cozinhavas.

Oh tempo volta para trás!!!