20 novembro 2006

Paris, je t'aime

Mais cinema! Vi Paris je t'aime na sexta-feira. É um filme incomum, composto por várias sequências dirigidas por realizadores diferentes. Isto resulta algo confuso, mas o saldo final é bastante positivo. São visões muito diferentes das relações humanas, na cidade do amor romântico. Algumas das sequências são cómicas, outras meio surreais, outras ainda, comoventes. Destaco três delas: Faubourg Saint-Denis, de Tom Tykwer, Bastille, de Isabel Coixet e Place des Fêtes, de Oliver Schmitz.
Na primeira, somos guiados pela retrospectiva do namoro de dois jovens - ele é francês, estudante e cego, ela é uma aspirante a actriz, americana. Conheceram-se por acaso, viveram um idílio romântico que se foi transformando em normalidade. Ela é intensa, ele é regular. Ele segura-a, ela agita-o. Todas as paixões viram rotina? Aparentemente...
A segunda sequência é avassaladora - a renúncia é sempre assim. Quando ele se preparava para a abandonar, ela revela-lhe que vai morrer. E ele desiste de si e fica, para cuidar dela, acabando por voltar a amá-la, talvez até com com maior intensidade, porque a perda iminente aguça os sentidos.
A última sequência é aparentemente banal - ele foi esfaqueado, ela é socorrista e presta-lhe cuidados. Ela percebe, então, que ele é um dos anónimos com quem já cruzou, que ele reparou nela e que ele até é interessante. A dor dos outros é sempre chocante - a dor física ou a dor emocional. Ele canta. Ela recorda-se da canção. E um sorriso trocado inocentemente ganha uma dimensão nova perante a tragédia da violência sem sentido.
Tenho vontade de ver este filme novamente, de caderninho em punho :) Quanto mais revejo as sequências na minha mente, mais tenho a certeza que me escaparam muitos pormenores dignos de nota.

4 comentários:

LadyBOO disse...

Cara Sódona Borboleta

Claro que lhe escapam alguns pormenores :)
se fofocasse menos e tivesse mais atenção ao filme...

eheheh!

ok, eu também tenho de melhorar o meu humor ou, em alternativa, passo a sentar-me junto dos caladinhos, mais comportadinhos, mas menos divertidos.

mas sim, é muito bom!

tiagugrilu disse...

Merda! Li o post e não tinha visto o filme... Detesto isto. Agora que já não posso voltar atrás, permita-me:

Todas as paixões tendem para a rotina. Cabe-nos a nós (e a mais ninguém) evitá-lo, combatê-la todos os dias.

Até agora, penso que tenho ganho.

Borboleta disse...

Ladyboo - ir ao cinema com tanta gente e NÃO fofocar devia ser crime!
Grilinho - o filme tem umas 20 sequências, por isso vale a pena veres na mesma!

tiagugrilu disse...

Pronto, ok...

Mas para a próxima, coloca mesmo uma aviso do tipo:

ATENÇÃO: QUEM AINDA NÃO VIU O FILME "xpto" PROSSIGA NA LEITURA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO"

- o que vale é que eu esqueço-me facilmente... Chego a ver filmes 3 vezes e a curtir como se fosse a primeira (claro que com uma distância temporal considerável entre visionamento)

LOL!

Baci