30 novembro 2006

If you try walking in my shoes...

O título deste post é parte do refrão de uma música dos Depeche Mode. Deparo-me frequentemente com demonstrações de crueldade que não consigo entender muito bem. Pessoas que se gostam e se respeitam e que, mesmo assim, não conseguem perceber que ser amigo nem sempre é «contar tudo um ao outro», porque a nossa felicidade, descrita ao pormenor, pode ser ofensiva ou penosa para alguém menos bem. Não que o/a amigo/a nos queira mal, mas a felicidade alheia é tanto mais apreciada quanto a nossa própria felicidade está assegurada. Um bocadinho de moderação não fica mal a ninguém... e, em caso de dúvida, basta colocarmo-nos na pele do outro. Se estivéssemos mal por algum motivo, quereríamos mesmo saber todos os pormenores da última conquista de alguém que nos é próximo, ou basta-nos saber que essa pessoa está bem e satisfeita?

3 comentários:

Calíope disse...

Há pessoas que têm um altruismo fenomenal... eu não pertenço ao grupo.

tiagugrilu disse...

A mim basta-me que sejas feliz...! Quanto a outrem, não sei, pode não ter sido por mal... MAs isso sou eu que sou ingénuo. :)

Anónimo disse...

Quando se está no âmbito das relações pessoais é difícil, quiçá injusto emitir uma opinião seja a favor ou contra os actos de terceiros; o único testemunho que te poderei deixar é o de seguires o teu bom senso e evitares deixar-te colocar sob qualquer tipo de chantagem emocional...

"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros"

Confucio


Tirano de Siracusa