09 novembro 2007

Meias II

Antes da publicação do post de ontem, escrevi para a Sofia Valente, cujo endereço estava disponível na mensagem. Achei que devia publicar a resposta, também, para reforçar o desafio! Uma vez que o Estrelas é o blog da família, amigos e conhecidos, lanço-vos um repto, à séria: e se nós todos participássemos nesta campanha de solidariedade? Sim, eu sei, alguns de vocês vão pensar que não muda nada, porque um acto isolado de solidariedade vale o que vale. Mas eu sei, por experiência, que um acto isolado de solidariedade é frequentemente o primeiro passo para um envolvimento mais profundo na vida da comunidade em que vivemos. Podemos fazer a diferença, sim! Participem!

«Muito Obrigada pelo contacto para a Campanha - Junta as tuas meias às minhas… e torna os dias e as noites de Lisboa mais quentes!

Sempre acreditámos que JUNTOS podemos tornar Lisboa numa Cidade mais Quente… não só os pés… mas, principalmente, o coração!

Informações sobre as Meias:

- Tamanhos de adulto – que tanto dêem para homem, como para mulher;
- Preferencialmente escuras mas todas as outras são muito bem-vindas e muito agradecidas!

As Meias deverão ser entregues ou enviadas para:
Campanha – Aquecer Lisboa com Meias!
Comunidade Vida e Paz
Rua Domingos Bomtempo, nº 7
1700 – 142 Lisboa

Localizada aqui: http://www.cvidaepaz.org/images/mapas/alvalade-mapa.bmp

Queria pedir a TODAS as pessoas o favor de enviar um mail com o número de pares de Meias entregues ou enviados para a Comunidade Vida e Paz.

E a cada dia de “vida” que passa desta Campanha… mais consciência tenho de que vale a pena tentar fazer a diferença!

Uma pergunta que frequentemente nos tem surgido é se as pessoas podem oferecer outras coisas. Com efeito, aproxima-se uma altura de muito frio que torna mais necessária a angariação de agasalhos e cobertas (mantas, cobertores ou sacos-cama), pelo que também estes itens são para nós preciosos. Também a elaboração das ceias (v. abaixo "A CVPaz num minuto") beneficiará de ofertas de bens alimentares como conservas, compotas, doces, etc., e, muito necessário por ser um reforço nutricional importante, o leite. Um 6-pack de leite, p.e., dá para 30 sem-abrigo - todas as noites a CVPaz distribui cerca de 60l de leite!

A Campanha das Meias insere-se no plano de comunicação da Festa de Natal com os Sem-Abrigo, que se vai realizar a 14, 15 e 16 de Dezembro, na Cantina 1 da Universidade de Lisboa. A Festa de Natal é o evento mais emblemático da Comunidade Vida e Paz (v. abaixo "A CVPaz num minuto"), reunindo 2500 convidados para lhes proporcionar uma refeição quente e mais algum do conforto de que estão privados no resto do ano. É um esforço logístico imenso e como tal, os apoios humanos são tão necessários como os apoios monetários e em géneros. Por isso mesmo, são bem-vindos todos os que se nos quiserem juntar para tornar mais um Natal inesquecível! As inscrições são necessárias e podem ser feitas online até 21 de Novembro em www.cvidaepaz.org

Por tudo… e pelas Meias… Muito Obrigada!

Se necessitar de mais informação - por favor contacte-nos.

Muito Obrigada!

_________

A CVPaz num minuto:

·A CVPaz é uma organização que apoia os sem-abrigo, com o objectivo de os reinserir como cidadãos participativos na sociedade. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa e com sede em Alvalade. É de inspiração cristã, mas congratula-se com o facto de ter o apoio de imensas entidades e pessoas de diferente fé e diferente fundamentação humanística, que se lhe unem no sentido de prestar serviço à sociedade.

·Distribui comida (27 000 sandes por mês) e roupa pelos sem-abrigo de Lisboa todas as noites do ano, como forma de construir uma relação com estas pessoas, que permita conhecer a sua situação e ajudá-los ou encorajá-los a entrar no programa de recuperação. Este programa é realizado num dos três centros terapêuticos da Comunidade (Quinta da Tomada, Quinta do Espírito Santo e Quinta de Fátima) e passa pela desabituação de substâncias, no caso de dependentes de álcool ou drogas, mas também e sobretudo pela aquisição duma nova atitude perante a vida e competências que aumentem a possibilidade de encontrar um emprego.

·A distribuição de comida e roupa é feita pelas equipas de rua. Cada noite, três equipas (em média, com nove elementos), percorrem três percursos diferentes na cidade de Lisboa. Várias empresas contribuem para o conteúdo das ceias (duas sandes, um bolo, uma peça de fruta e leite), e algumas contribuem também com voluntários. Contamos, p.e., com uma parceria com o El Corte Ingles, que começou com a divulgação do trabalho da CVPaz na comunicação interna da empresa há cerca dum ano e desde então temos 6 a 7 colaboradores do El Corte Ingles nas equipas de rua todas as semanas.

·A Festa de Natal é o evento mais emblemático da CVPaz. Recebe mais de 2500 convidados ao longo de três dias, proporcionando, para além da comida e roupa e higiene, o conforto físico e emocional de que estão usualmente privados. Em 2007, o Natal realiza-se nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro, na Cantina 1 da Universidade de Lisboa. As novidades deste ano incluem animação constante, um espaço maior e exclusivo para as crianças, e contamos com a possibilidade dos nossos convidados sem-abrigo tomarem um banho quente!
»

Sem comentários: