15 maio 2008

crescimento natural negativo

É o termo técnico para dizer que, no ano de 2007 morreu mais gente do que aquela que nasceu. Globalmente, nasceu menos gente que no ano anterior. Menos 3000 e tal bebés. Ao mesmo tempo, aumenta a esperança média de vida da população, o que significa que a população envelhece e há cada vez menos população activa para sustentar o sistema de segurança social. Lindo panorama.
No meio de tudo isto, os apoios à natalidade continuam ao nível de gotas de água no oceano. A precariedade no emprego também não ajuda, entre os estágios disto e daquilo, os contratos a prazo, os falsos recibos verdes e outras situações manhosas. Ainda há mulheres cujos contratos não são renovados se estiverem grávidas; conjugar vida familiar e carreira continua a ser complicado; as creches escasseiam e são caras; tudo o que seja «infantil» é dispendioso, dos leites às fraldas, roupas e acessórios. A isto acrescem as dificuldades com a aquisição de casa e carro e sua manutenção.
Ter um filho, actualmente, é um investimento quase impossível de fazer, mesmo descontando o investimento emocional na relação com o pai, o casório ou qualquer outra coisa do género :) Se multiplicarmos o investimento por dois descendentes, é uma festa ou uma missão impossível, dependendo da perspectiva! É que, estatisticamente, a substituição natural da população só se faz se cada mulher tiver dois filhos (o valor estatístico é 2,1 - eu é que arredondei!)...

3 comentários:

Calíope disse...

Pensei em fazer um comentário bastante parvo a rondar o porco... mas deixo outra questão no ar:
E se começarmos os filhos 'excedentários' de outras partes do mundo mais populosas será que poderá re-equilibrar as contas deste tipo de crescimento?

IronMan disse...

Pois eu que o diga!

Anda tudo com uma pressa terrivel para me ver entalado com filhos. Ninguem faz contas e ninguem quer saber. Do patrão aos pais!
Ao patrao apetece-me responder-lhe que nos ultimos 3 anos fui aumentado em 5 euros e só a gasolina quase dobrou de preço!
Aos pais já os mandei dar umas voltas pelos jardins infantis para curtirem o barulhinho.

Entretanto fica o link de uma cena do filme galego "El Año de la Garrapata" muito fixe. Aliás todo o filme é muito bom!
O titulo da cena é: "A ver si follamos más"

http://www.youtube.com/watch?v=7kMT_Jv-vqM

bolota disse...

Rapariga pensa nisso...

De certeza que não irão faltar madrinhas e padrinhos para os teus rebentos.