04 abril 2008

Macedónia


Os gregos são uns tipos peculiares. Embirram com a Macedónia, porque têm uma província com o mesmo nome. Para grande sorte de uns e outros macedónios (os gregos e os ex-jugoslavos) a província grega e o pequeno estado europeu têm fronteira em comum e tudo, motivo para fazer redobrar o mau-feitio grego. Como já não bastava a chatice nos festivais da Eurovisão por causa do nome longo de um dos estados candidatos, desta vez, o nome do pequeno estado causou confusão suficiente para adiar a sua entrada na Aliança Atlântica, até se chegar a um acordo de nomes. Creio que ainda ninguém disse aos gregos, assim de caras, «há mais Marias na terra!». E acho que deviam... é que não há pachorra para denominações do estilo «Antiga República Jugoslava da Macedónia» (F.Y.R.O.M. - Former Yugoslav Republic of Macedonia).
Resolver a questão seria uma missão porreira para o amigo George W., em vez de andar pela NATO a massacrar tudo e todos com as sua pretensões parvas de instalar um escudo anti-mísseis na Europa, para proteger a América de potenciais ataques terroristas, deixando os russos aborrecidos. Para aborrecer os russos, já basta o pedido de adesão da Geórgia e da Ucrânia à NATO...
Mas voltando à Macedónia, a minha amiga Bolota lembrou-me que o mesmo termo designa, entre nós, uma popular mistura de legumes com a qual simpatizo pouco porque não tem milho :) Fiquei a pensar que devemos ser discretos, porque senão passamos a ter os gregos à perna... e a bela da mistura de legumes ainda arrisca a ter de mudar de nome, passando a denominar-se «mistura de legumes que ousou usurpar o nome de uma província grega»!
Ainda a propósito dos legumes: há alguns anos, desapareceu uma caixa cheia de macedónia, guardada no frigorífico comum da residência de estudantes onde habitei; apareceu no dia seguinte, sem as ervilhas! Alguém se deu ao trabalho de escolher as ervilhas, por algum motivo que me transcende... não deviam gostar de feijão verde e cenoura!

1 comentário:

tiagugrilu disse...

Epá diz a esse pessoal que apareça em minha casa e leve as ervilhas TODAS! Ter uma pessoa que rouba ervilhas é um luxo, porque as ervilhas são como os pelo púbicos durante o sexo oral: por muito que evites, acabas sempre por engolir um.