12 outubro 2007

Modernices

Inaugura-se hoje a nova basílica do Santuário de Fátima que é, dizem, a 4ª maior do Mundo. Com cerca de 9000 lugares sentados, a Basílica da Santíssima Trindade foi construída exclusivamente com fundos provenientes dos donativos dos peregrinos (ai, tanta moedinha na caixa!). A obra gerou polémica por ter sido projectada por um arquitecto cristão ortodoxo e tem entre os seus elementos decorativos uma imagem de Cristo Crucificado estilizado em formas geométricas e uma estátua de João Paulo II retratado já no período de mais idade e menos saúde.
Dizia uma senhora, entrevistada esta manhã no Santuário, que aquele Cristo só com uma perna e com a cabeça angulosa não lhe diz nada. Já do nosso Papa velhinho gostou muito. Noutros tempos, tais atentados à santa imagem do senhor dariam fogueira. Modernices! A seguir retratam Nossa Senhora de mini-saia, querem ver? :)

As celebrações do fim-de-semana, em que se comemoram os 90 anos das aparições serão vigiadas pela GNR, na Operação Trindade, nome muito a calhar num momento repleto de solenidade religiosa. Gostava de conhecer o artista que inventa os nomes destas mega-operações policiais! Provavelmente, estas pérolas ocorrem-lhes nos intervalos da escrita de scripts para a TVI.

Sic transit gloriae mundi!
(Admitam que esta citação vem mesmo a calhar - quase tanto como o nome da operação dos nossos gê-nê-rês!)

2 comentários:

Alex Snark disse...

Só me custa o dinheiro gasto!... Cristo não pediu nada disto.

tiagugrilu disse...

Mas pedi eu!!! E não me dão... Ai o que eu fazia com 80 Milhoes...