01 outubro 2007

Felicitações laranja


Na sexta-feira, o Dr. Luís Filipe Menezes ganhou as eleições directas para o cargo de presidente do PSD. Não sendo particularmente apreciadora do senhor e do seu estilo a dar para o popularucho, não deixei de aplaudir a sua vitória. Gosto quando ganha aquele que era dado como perdedor à partida: em política, nada é certo e eleições livres têm sempre uma margem de incerteza que não se deve desprezar. Gosto de ver a vontade popular expressa, mesmo quando esta não augura muito de bom para o partido ou para o país - não é de crer que o novo líder do maior partido da oposição seja um opositor à altura do actual líder do Governo: o tempo dirá se tenho ou não razão.
O voto dos militantes do PSD no Dr. Menezes pode não ter sido um voto de confiança na sua liderança, mas foi claramente, um voto de descontentamento com o seu antecessor e com o seu comportamento em campanha. Um líder em exercício é um líder, mesmo que esteja em plena campanha eleitoral - não deve usar determinadas armas, nem deve descer a determinados patamares, sob pena de perder o respeito daqueles que lidera. Nunca se viu uma campanha tão feia, tão suja, tão cheia de trocas de galhardetes, tão sem ideias, tão recheada de truques e manigâncias a cheirar a tramóia dos instalados no poder como esta. Se esta eleição prova alguma coisa, prova sobretudo que o eleitorado do PSD não anda a dormir.
Ao novo líder cabe mostrar que tem mais substância do que aquela que lhe é atribuída. Vamos ver do que consta a sua moção e a sua estratégia. Até lá, algum benefício da dúvida é-lhe devido. Parabéns, Dr. Menezes!

2 comentários:

Pedro Q. disse...

Voltando as piadas de ha 10 anos atras entre o "Guteira" e o "Noguerres" ...

Sao todos iguais. Faz alguma diferenca qual ganha?

Nas proximas eleicoes so lhe pode acontecer duas coisas: ou ganha ou perde.

Se ganhar, vai viver as custas dos portugueses como todos os lideres do PSD ate hoje

Se perder, vai o "outro" viver as custas dos portugueses como todos os lideres do PS ate hoje

E o pais vai continuar na mesma...

tiagugrilu disse...

O Dr. Luís Filipe Às-Vezes mostrou-se muito contente com a vitória...

Alguém lhe explica que ele só ganhou porque disputou as eleições contra um gajo que além de ter feito pior oposição do que o Partido Monárquico, tentou viciar a votação e além disso é baixinho?

Assim também eu...!

Quem ganha com todo este circo é Sócrates e o PS, que assistem alegremente ao PSD a desmoronar, mostrando os podres e as falhas de construção...

Mas a boa notícia é: Este senhor vai concerteza facilitar o trabalho aos comediantes deste país. Não será um Santana Lopes (essa musa inspiradora da Comédia), mas decerto dará o seu precioso contributo.