23 outubro 2007

Dumbledore Gay?

J .K. Rowling disse, há dias, que o personagem Albus Dumbledore é gay. As suas declarações foram alvo de inúmeras notícias nos media. Fiquei com um bocado de mau-feitio em relação a este anúncio, se assim lhe posso chamar, porque me pareceu uma declaração fora de tempo. Por outro lado, esta novidade em nada adianta ao conteúdo dos livros: para quem os leu, tanto dá se Dumbledore é gay ou não, porque o conteúdo da história, que entretanto já terminou, não muda devido à orientação sexual de um dos seus personagens. A orientação sexual das personagens não tem grande importância, porque não faz parte das temáticas abordadas na série Harry Potter, nem de forma marginal.
Não adianta discutir que a personagem em causa tem comportamentos assexuados durante toda a série, como a grande maioria das personagens, aliás. Dizer que a autora sempre imaginou o personagem como gay é supérfluo agora; acreditar que um anúncio a posteriori da edição do último livro da série irá fomentar a tolerância para com as pessoas homossexuais é o mesmo que acreditar no Pai Natal. Isso talvez acontecesse se a personagem fosse abertamente gay durante o desenrolar da história; por esta via, não acontecerá, certamente. Ou a senhora acha mesmo que as pessoas que não leram ainda os livros vão lembrar-se desta declaração quando os lerem e ser mais tolerantes por isso?
A seguir alguém lhe faz uma pergunta parva sobre a antipatia do tio Vernon por feiticeiros e a autora responderá que ele tinha ambições a ser um :) tinha a sua graça, também... Aguardemos mais sessões públicas de perguntas!

1 comentário:

tiagugrilu disse...

...Muito provavelmente é apenas uma estratégia esfarrapade de marketing, para alcançar o público gay...

P.s.: o que queres exactamente dizer com a expressão "abertamente gay"? - Parece-me muito pornográfica...

lolololololol