29 outubro 2007

Coches

Decidi (re)visitar museus de Lisboa: visto que estou confinada ao território nacional nos próximos tempos, nada como fazer o meu «vá para fora cá dentro, a bordo dos autocarros da Carris» :D

O Museu Nacional dos Coches é um dos museus que povoa a minhas recordações de infância. Trata-se de um antigo picadeiro do sec. XVIII, adaptado a museu no início do sec. XX, por iniciativa da Rainha D. Amélia, e só por si merece uma visita.
Além dos coches, berlindas e outros veículos lindíssimos e respectivas equipagens, o Museu exibe a historiografia da devoção à Senhora do Cabo e uma galeria de retratos de vários Reis e Rainhas da Casa de Bragança. Fiquei triste por não ver o retrato de D. Carlota Joaquina, que já não está na galeria, onde figuram o seu marido e dois dos seus filhos. Segundo me disseram, está pendurado na parte administrativa do museu... Desperdício!
Do espólio, saliento os coches da Embaixada portuguesa ao Papa Clemente XI e o Coche da Mesa, um veículo de viagem usado na cerimónia da Troca das Princesas entre Portugal e Espanha, em 1729.
Gostei deste conceito mercantilista de trocar princesas :) Imaginem a cena interpretada à Gato Fedorento - Diz o Rei D. João V de Portugal «toma lá, ó Filipe V de Espanha, a nossa Maria Bárbara, para casar com o teu filho Fernando e dá-nos cá a tua Mariana Vitória, para casar com o nosso D. José.» Isto com toda a pompa devida às cortes riquíssimas da época... LINDO! Cheira a troca de berlindes ou cromos do Bolicao, não cheira? :)

2 comentários:

tiagugrilu disse...

Isso da troca de princesas tem muito que se lhe diga. Já agora, sabes quel delas era a mais gira? Devia ser a portuduesa, que nós a trocar com os espanhóis ficamos sempre a perder...

Borboleta disse...

Tanto quanto se vê nos retratos do museu, era ela por ela, no que diz respeito à beleza :) mas Maria Bárbara era ilustradísima, falava não sei quantos idiomas, compunha música... e veio a ser uma rainha influente em Espanha.