20 fevereiro 2009

Vicky Cristina Barcelona

Confesso que o Bardem e a Penélope Cruz actuaram como isco. Fui ver este filme para tentar tirar as teimas e domar o meu feitio em relação ao Woody Allen. Entrei no filme esperando algum desconsolo final, saí como esperado.
O desconsolo vem de não gostar especialmente do Woddy Allen. Começo por embirrar com o ar de parvo dele. Não morri de amores por nenhum filme dele que tenha visto. E nem foram assim tantos, dada a minha embirração com o homem :) Não gosto de filmes com narrador; o ritmo morno entorpece-me; as personagens meio sonsas e sem muita profundidade aborrecem-me; o beicinho com aspirações a sexy da Scarlett Johansson arranca-me bocejos; e nem consigo reflectir muito sobre as relações que o filme retrata, porque são tão superficiais que não me deixam vontade.
Não acredito que todos os filmes tenham de ser verdadeiras obras de arte, fontes de moralidades para a vida ou para reflexões muito profundas. Sou mais a favor do cinema-entretenimento do que muitos me julgam capaz de ser :)
Salvam-se o Bardem e a Penélope, os cenários e a música. Ele está lindíssimo e faz um papel giro (longe do melhor que sabe fazer, mas isso não lhe foi pedido...); ela toma conta do filme, nos pedaços em que entra. Gostei da luz , adorei a banda sonora, ri muito com algumas partes do filme. Fiquei cheia de vontade de voltar a Barcelona, para me deixar encantar pela cidade.

Sem comentários: