28 setembro 2007

comentários

O meu post anterior é, provavelmente o mais comentado deste blog. Deu que pensar e deu que rir quando o Pedro, um dos comentadores mais intervenientes, respondeu a uma das entradas com um @alex e com um @o-meu-nome. Respondi com uma rebocada sobre utilização de nicks e etiqueta blogger e comentei o assunto com ele, que gentilmente me disse para apagar o comentário. Foi apagado e posteriormente reintroduzido, já corrigido :) Ao Pedro, o meu agradecimento.

E agora, a parte séria - por que motivo é que nos escondemos sob um pseudónimo, mesmo num blog que é lido pelos amigos, família e pouco mais, provavelmente? Comentem, expliquem teorias e motivos! O desafio é duplo: quero saber a vossa opinião, mas também quero fazer um mini-census aos meus leitores :)

27 setembro 2007

o homem tem classe!

Santana Lopes abandonou o estúdios da SIC Notícias, depois de aquela estação de TV ter interrompido a entrevista com o político para noticiar a chegada de José Mourinho a Portugal. Esta notícia aparece em todos os media de hoje.
Sabe que mais, sr. Santana? Eu também acho que o país está doido e teria feito o mesmo :)
Estas loucuras mediáticas com o futebol chegam-me aos nervos. E não é que não goste do desporto, não gosto é do mediatismo sem sentido feito de «casos», indisciplina, dramas de alcova de dirigentes e jogadores e deste ou daquele resultado menos esperado num jogo. Como é que se justifica que todos os noticiários que vi desde o fim da noite de ontem até ao início desta manhã tenham iniciado com as notícias da Carlsberg Cup? É demais... e não há pachorra para isto.

21 setembro 2007

O salvamento


Numa das minhas pequenas pausas da tarde, reparei numa lagartixa bebé dentro da sala. Tenho dificuldade em matar bichedo que não me incomoda, e aquela, ainda para mais, era bebé. Decidi salvá-la.
Como, como? A única ideia que me ocorreu foi metê-la num envelope e despejá-la na rua. Arranjei um envelope dos grandes (sim, porque ser amiga do bichedo é uma coisa, tocar-lhe é outra conversa!) e outro dos médios, para a empurrar. Essa foi a parte fácil. O pincel foi para tirá-la de dentro do envelope, sem o inutilizar - quem disse que um envelope que já serviu para carregar uma lagartixa não serve para mais nada?

______

27/09/07: cumpre-me corrigir a indicação sobre a espécie do bicho em questão. Já várias pessoas me disseram que o bicho da fotografia que ilustra este post é uma osga. Confesso que não sou grande entendida em bichedo desta laia. Procurei por «lagartixa» no Google e apareceu-me a imagem que já viram, parecidíssima com o bicho que eu resgatei. Afinal, esta era uma osga bebé!

Citando...

.... José Eduardo Agualusa, no seu fantástico «O Vendedor de Passados», que terminei de ler ontem:

«A realidade é dolorosa e imperfeita», dizia-me, «é essa a sua natureza e por isso a distinguimos dos sonhos. Quando algo nos parece muito belo pensamos que só pode ser um sonho e então beliscamo-nos para termos a certeza de que não estamos a sonhar - se doer é porque não estamos a sonhar. A realidade fere mesmo quando, por instantes, nos parece um sonho. Nos livros está tudo o que existe, muitas vezes em cores mais autênticas, e sem a dor verídica de tudo o que realmente existe. Entre a vida e os livros, meu filho, escolhe os livros.»


Frase da semana

Nas alturas críticas, há que tê-los no sítio.

20 setembro 2007

Desânimo

Acredito que são as pessoas que fazem as organizações. Nenhuma entidade corporativa existe sem aqueles que lá trabalham. Quanto mais sólida for a equipa, tanto melhor será o trabalho da entidade. Achava que tinha encontrado o meu lugar. Enganei-me. Tenho de emendar a mão, tão cedo quanto possível.

17 setembro 2007

Lobos e outros bichos

Os Lobos: é o nome pelo qual é conhecida a selecção nacional de rugby - a melhor selecção amadora do Mundo, a única amadora no Campeonato do Mundo, a decorrer em França. Emociona-me vê-los jogar. São a prova de que os sonhos realizam-se e de que o esforço, às vezes, compensa. São a prova de que os bons de verdade, não precisam de ser carregados ao colo. E mais do que tudo, são a prova da disparidade de tratamento que os media (e a TV em particular) dão aos diversos desportos - como já não bastava haver futebol ao fim de semana, ainda temos de papar com futebol a meio da semana e com os bichos do futebol nos dias que sobram.
Se entretanto houver eventos de outras modalidades, temos pena... transmiti-los, na íntegra, em sinal aberto, é que nem pensar! Já bem basta ter de noticiar vitórias e medalhas, quando elas acontecem :) E nessas alturas, lá levamos as mesmas imagens de injecção, vezes sem conta...

Quando é que fazemos todos um boicote aos canais em sinal aberto? O melhor era mesmo marcarmos uns dias de boicote à TV, em bloco!

O meu oftalmologista

Hoje não está a ser um grande dia... talvez por isso tenha ficado especialmente sensibilizada com a questão. Por outro lado, é verdade que tendemos a considerar que as pessoas são eternas, mesmo aquelas que não vemos com muita frequência ou a quem não somos particularmente ligadas. Liguei para o consultório para marcar uma consulta e ouço do outro lado: «O Dr. Gil faleceu.». Fiquei um bom bocado em silêncio, a absorver a notícia. O Dr. Gil era o meu médico desde os 13 anos, descobriu um problema raro que eu tinha na retina e tratou-o. Mesmo quando não me via com frequência, lembrava-se sempre de mim e das coisas de que conversávamos nas consultas. Fica uma homenagem sentida a um dos médicos mais atenciosos que conheci.

10 setembro 2007

Sodade II

O pontinho preto é a minha cabeça, no meu primeiro mergulho em Cabo Verde, naquelas que foram provavelmente as melhores férias da minha vida. Foi há um ano. Saudades!

07 setembro 2007

Colegas de casa

Afinal, elas não me vêem como uma potencial fornecedora de apetitosas migalhas para as suas provisões de Inverno. Desconfio que querem morar na minha cozinha, atrás de um azulejo. Sim, estamos a falar das formigas. Os meus repelentes biológicos tiveram um sucesso limitado... mas eu já divido a casa com os periquitos e não estou interessada em mais inquilinos animais! Isto exige pulso forte e acção química. Me aguardem!

05 setembro 2007

Canibalismo

Quando os recursos são escassos, corta-se naquilo que é mais supérfluo. Isto é verdade sempre, quer se fale na gestão da mesada que recebíamos aos 15 anos, do orçamento lá de casa ou do orçamento de uma organização. Quando a única solução encontrada é vender a mobília ou comer partes do que faz funcionar o estaminé, alguma coisa muito errada se passa. Canibalismo não, obrigada.

04 setembro 2007

Crónicas do apartamento VIII

E o que é que faltava no apartamento? FORMIGAS!!! Vi uma há dias, mas não liguei. Achei que andasse perdida... mas afinal, devia ser uma exploradora. Ontem tinha um carreirinho delas, a entrar por uma esquina entre um dos armários da cozinha e a janela. O que fazer, o que fazer? Tive uma ideia peregrina, adaptando algumas coisas soltas que tinha em mente, a saber:
  1. dizem que se um gato tiver a mania de se armar em «marcador de território» e urinar pelos cantinhos da casa, o melhor é colocar pimenta nesses sítios, porque lhe afecta o olfacto e lhe tira os apetites marcadores;
  2. li algures que a pimenta também afecta o olfacto dos cães de caça;
  3. as formigas seguem sempre o mesmo caminho por deixam pistas olfactivas, que as suas colegas de formigueiro detectam;
  4. é do conhecimento geral que o sal (de cozinha) esteriliza a terra;
  5. as formigas gostam de açúcar; por oposição, não devem gostar de sal!
E a ideia peregrina, afinal? Bom, à partida, formigas têm pouco a ver com cães e gatos mas, no fim de contas, é tudo bichedo. Vai daí que polvilhei o dito canto com sal e pimenta, moída na hora e tudo! E acho que resultou, pelo menos temporariamente. Entre o fim da noite de ontem e esta manhã, tinha muito menos formigas na cozinha. Mas vou comprar remédio para as despachar de vez, pelo sim pelo não: não tenho assim tanta fé nas minhas mezinhas!!!