13 março 2007

Mulheres

Não sou particularmente feminista. Acredito que homens e mulheres são física e emocionalmente diferentes. Não creio que as mulheres tenham de desempenhar todas as tarefas que estão tradicionalmente associadas aos homens, só para justificar a igualdade de tratamento. Mulheres-trolha? Mulheres-canalizadoras? Se elas quiserem sê-lo, sim. Senão, para quê?

A tão propalada Igualdade tem de estar intimamente ligada a outro conceito: JUSTIÇA. Para trabalho igual, tratamento equivalente. As mesmas oportunidades de promoção e os mesmos índices salariais. Igualdade na partilha de responsabilidades. Direito à escolha. Direito a dispôr de si. Não discriminação. Temas particularmente pertinentes no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos. Temas ainda mais relevantes, se pensarmos que 1 em cada 3 mulheres no Mundo é vítima de uma qualquer forma de violência física ou emocional.

No geral, creio que se espera mais das mulheres do que dos homens. No mundo do trabalho, temos de ser melhor do que eles, se nos quisermos afirmar. Nas relações, ainda se espera que cedamos mais, que demos mais, que nos empenhemos mais. Devemos ser as trabalhadoras exemplares, as perfeitas domésticas que lavam-passam-cozinham-arrumam, mães e companheiras. E isto, obviamente, embonecadas e perfumadas! Pensamos mais do que a maioria dos homens... muitas vezes, já vimos o filme todo enquanto eles ainda estão na fila das pipocas. E não devemos dizer-lhes isto nas trombas, sob pena de os ofendermos na sua frágil dignidade masculina!

Talvez isto soe a discursos feministas exacerbados mais apropriados a uma sufragista do início do século passado do que a mim. Pessoalmente, nunca senti uma parte do que descrevo, no que se refere a comportamentos exigidos a mulheres. Mas tenho a consciência de que pertenço a uma minoria. E a verdade é que enquanto for necessário um Dia Internacional da Mulher há pelo menos uma de nós que é tratada de forma abaixo daquela que merece.

1 comentário:

Kukla disse...

ei temos muito em comum, muito mesmo. Penso exatamente igual e concordo. As vezes não gosto de ser mulher.Doí toda cobrança, doí se frágil, chorona, quando eu realmente gostaria de ser muito macho para nefrentar a vida. Mas ainda assim sinto uma pontinha de orgulho e luto por fazer das mulhers um referencial para a salvação da raça humana.
um beijo.