08 setembro 2006

A tampa

Há quase dois anos, a minha colega da sala da frente começou a juntar tampinhas das garrafas de água usadas na nossa área de trabalho. Levava sacadas delas vai-não-volta para casa, no concelho do Seixal, e entregava-as no quartel dos Bombeiros. Dizia que, com tampinhas suficientes, se arranjava meios para doar uma cadeira de rodas a alguém que precisasse dela.
Não demorei tempo nenhum a juntar-me à onda. Há imenso tempo que apanho tampinhas por onde quer que vá e, no fundo da minha mala, há sempre um par delas. Descobrimos, entretanto que servem quaisquer tampinhas de plástico, e o nosso cesto das tampas ganhou outras cores para além do habitual branco e azul em vários tons. Tampas de iogurtes líquidos, de garrafas de refrigerantes, tampas de tudo e mais alguma coisa. O movimento ganhou adeptos e há gente que vem cá entregar saquinhos com tampas, periodicamente.
Descobri há dias que, o que começou por ser um movimento mais ou menos espontâneo, se está a institucionalizar. A Associação Tampa Amiga procura uma sede e colaboradores para diversas tarefas. Mesmo que não se possa colaborar nesse sentido... custa alguma coisa juntar umas tampas?

Sem comentários: