21 março 2006

bikini em Barcelona :)

não, não estou a falar de roupa - bikini é o termo usado pelos barceloneses para designar tosta mista! achei-o tão giro, que tinha de o referir :)

daqui se depreende que estive em Barcelona :) uma noite, dois dias inteiros e mais uma manhã - fui com a LadyBoo e a Calíope :) andámos que nem umas malucas pela cidade inteira, porque, por algum motivo inexplicável, íamos sempre pelo caminho maior para qualquer lado, mesmo quando procurávamos o caminho mais jeitoso!

Barcelona é uma cidade fascinante, cheia de pormenores visuais que nos enchem os olhos - uma varanda aqui, um friso ali, uma praça muito gira no bairro gótico, um par de colunas do outro lado da rua. O dia Gaudí foi um bocadinho abaixo das minhas expectativas: tanto vi os trabalhos de Gaudí em livros que creio que esperava algo de monumental... encontrei trabalhos que eram "só" muito bons :) a noite foi de jantar típico - gazpacho e paella - e caminhada pelo lindíssimo bairro gótico.

o outro dia começou com uma incursão no delicioso mercado Boqueria, onde os estímulos para os sentidos são imensos: vende-se tudo o que se pode comer, numa mescla fantástica de cores, cheiros, padrões e ruídos. o resto do dia foi passado em Montjuic, entre o parque olímpico, o castelo e os jardins que os circundam. última paragem: fundação Miró. vimos a exposição permanente, mas honestamente, não sei gostei. salvo algumas excepções, não sou particular apreciadora do surrealismo e acho que não percebi a maior parte dos quadros que vi. bem sei que o objectivo fundamental do trabalho do senhor era fazer das suas obras um ponto de partida para construções/conceitos individuais, mas a maioria das peças que vi não me sugeriu coisa nenhuma. honra seja feita a um conjunto de três quadros enormes, de fundo branco com um risco preto, que me fizeram apreciar o sentido de humor do artista. os três quadros formam um conjunto com um título que é qualquer coisa como telas para decorar a cela de um homem solitário - vistos em conjunto, parecem três paredes brancas com fendas no estuque :) que mais pode querer um ermita? :D

à caminhada de regresso ao centro, seguiu-se uma jantarada de tapas e sangria, com muita risota à mistura - imaginem três gajas a falar de gajos! a última manhã começou com uma busca desenfreada por um sítio onde tomar o pequeno-almoço: fomos parar à beira do arco do triunfo, versão BCN, e de lá caminhámos meio à toa acabando por chegar à entrada da Rambla, junto ao mar :) tempo de gastar as últimas fotografias!!! não levei a minha máquina fotográfica, mas comprámos máquinas descartáveis, cujos rolos ainda não revelei - espero que as fotografias saiam alguma coisa de jeito :) publicarei a mais jeitosa!

4 comentários:

Calíope disse...

Só um pedido de esclarecimento acerca da frase "imaginem três gajas a falar de gajos". Se a memória não me atraiçoa, acho que era uma a contar umas baboseiras e as outras a rir... ficaram duas por falar... parece-me

Borboleta disse...

opá, há sempre pessoas com mais assunto que outras :) vidas mais interessantes, quiçá!

Calíope disse...

vidas mais levianas é o que querias dizer, não? E para quem não tem mais com que se entreter, a elaboração de planos maquiavélicos-divertido-originais, pode ser um bom passatempo!

LadyBOO disse...

ó menina!
foram duas noites!
lá que se tenha posto a andar à balda e torcido o pé e boicotado a última noite...

deixa lá, também não perdeste muito!
um chá que veio morno e arrefeceu antes de uma piscadela de olhos!
um pipa club e uma chuvinha na volta.

ah! e uma bundinha branca que não conseguimos chegar a um consenso sobre a sua actividade!

de resto... barcelona vestida de sábado à noite