22 abril 2009

Susan Boyle



Há dias, o meu tio mandou-me um e-mail intitulado "não devemos julgar um livro pela capa". Trazia um link para o vídeo da apresentação da Susan Boyle no programa Britain's got talent. Juro que estive quase a fazer-lhe um delete directo.
Vi por curiosidade. Depois disso, tenho visto este video muita vezes. Não estou sozinha: o vídeo passou a ser o maior sucesso do YouTube; Susan Boyle já teve direito a milhares de reportagens de televisão, já foi convidada para os talk-shows americanos de maior sucesso e provavelmente, levará o seu sonho até ao fim. Go, Susan!

Fora das conversas mais ou menos banais em torno do provérbio "quem vê caras não vê corações", dos contos de fada modernos da senhora feiúsca e com ar campónio que afinal é talentosa, e de como a nossa sociedade é cega, porque se limita maioritariamente a avaliar embalagens, o que me comove mais no caso Susan Boyle não é o talento, nem a surpresa que ela causou a todos os que viram. Creio que o mais importante nesta história toda é a coragem: a coragem de se apresentar em público conhecendo todas as premissas que enunciei, num programa em que o júri é referido como cruel, perante uma audiência que está ali para apreciar o prato.
Não é fácil correr atrás nos nossos sonhos. Nem é fácil sonhar, hoje em dia. Entalados entre as obrigações diárias e os comportamentos que esperam de nós, encostamos facilmente os sonhos a um canto, com medo do insucesso. Falhar é horrível. Estamos tão condicionados para o sucesso que não sabemos arrumar a viola no saco e partir para a próxima, com classe, em caso de insucesso. Sonhar é arriscado, por isso, habituamo-nos a sonhar apenas com coisas tangíveis, para reduzir o risco de insucesso e das consequentes depressões e dores. Torna-se mais fácil dar as coisas por resolvidas antes de se tentar a sério. É por isto que eu admiro a Susan Boyle - ela saiu do sofá e correu atrás do seu sonho.

Ousar. Arriscar. Empreender. Aventurar. Tentar.
Atitudes a incluir no léxico comportamental. Com medo, mas com coragem.

Sem comentários: