26 setembro 2010

A Maria

Eu não conheço a Maria. Aqui há tempos, li um post sobre ela e o seu projecto, fui visitar o blog da Maria a seguir. Ao cabo de um par de posts lidos, fiquei a pensar que é preciso algum estofo para fazer o que a Maria decidiu fazer: a Maria decidiu vender o recheio da casa. Para quê? Ir estudar para o Colégio da Europa. Admiro as pessoas que lutam pelo que querem, que correm riscos, que se fazem à vida com garra. Gosto da ideia de levar o gato, porque sei que os nossos bichos são parte de nós e ir sem eles seria mais difícil. Imagino que tenha sido penoso decidir desfazer-se dos livros e demais objectos. A relação com os objectos que são nossos é pessoal - eles não definem quem somos, mas são parte do nosso percurso. Às vezes foram adquiridos com sacrifício, outras foram presentes de pessoas de quem gostamos, outras são só uma recordação de uma época particular. Em todos os casos, são nossos e estão connosco por algum motivo. Prescindir deles implica muita motivação.

A certa altura, a Maria criou um perfil no Facebook para ajudar a divulgar o seu projecto. Acontece que este perfil da Maria tem sido sistematicamente apagado, porque uma alminha desocupada se entretém a denunciá-lo. Aderi hoje ao grupo do Facebook que apoia a Maria. Convido os meus leitores a fazer o mesmo!

Crónicas da mudança III

A casa está quase vazia. Na quarta-feira, vieram os funcionários da empresa de mudanças internacionais escolhida. Levaram 34 volumes com a minha vida lá encaixotada. Ontem vieram os funcionários da empresa de mudanças nacionais, para carregar os móveis para as casas da minha mãe e das minhas irmãs. A casa parece maior. Ficou um sofá-cambalhota, um cadeirão de verga, a minha mala de roupa, alguma roupa de cama, os móveis do senhorio. Ficaram alguns caixotes por encher, os sacos de roupa para dar, alguns pequenos electrodomésticos que só sairão no dia em que entregar a casa. Esta frugalidade é nova e tem contornos divertidos. "Acampar" em minha casa, por exemplo. Outros nem tanto - acabou-se o gás e decidi não comprar uma botija nova, para mais três dias. Resultado: banho de água fria! Diz que faz bem aos ossos :)

10 setembro 2010

O peso da idade?

A melhor tirada da Festa do Avante:

- Desculpe, pode tirar-nos uma fotografia?
- Claro!

Borbie pega na máquina, as meninas fazem pose, saem várias fotografias, toda a gente satisfeita.

- Querem que tire mais?
- Obrigada, não é preciso! Estavamos aqui há um bocado a ver se aparecia alguém que nos tirasse uma fotografia - a senhora é a primeira pessoa que passa e não tem ar de ganzada!



08 setembro 2010

Meu chuchuzinho!

Lembram-se?



Encontrei este artigo no i online e tive uma crise aguda de saudades!

Receitas novas

Ingredientes:
uma Borbie cheia distraída e cheia de pressa
uma embalagem de take-away de bacalhau à Brás
um gato
um edredon

Tempo de preparação:
indefinido

Modo de preparação:
Reúna os ingredientes. Aguarde. Vá dar uma volta.

Resultado:
Edredon com bacalhau, gato a dormir a sesta, Borbie lavadeira a colocar o edredon na máquina :)


O meu gato é o maior!

03 setembro 2010

Borbie bolo!


Bungee jumping!

Crónicas da mudança II

Escolher empresas de transportes; ler nas entrelinhas de e-mails em português macarrónico; prescindir dos sentimentalismos baratos; impôr regras sobre a aquisição de mais tralhas.

Progressos
  • Já destinei a torradeira, a máquina do café, a tostadeira, o espremedor de citrinos, a batedeira, a varinha mágica. A mobília já estava destinada.
  • Os gatos já estão totalmente tratados.
  • O senhorio já sabe que vou deixar a casa no fim do mês.
  • Marquei exame de código.
  • Fui vestir-me de bolo.

A fazer
  • Estudar código.
  • Comprar caixotes e começar a encaixotar.
  • Separar a roupa para dar.
  • Passar os contratos de fornecimento de serviços para o nome do senhorio.
  • Redireccionar o correio.
  • Pedir o Cartão Europeu de Saúde.
  • Tratar do banco online.

Perdidos e Achados
  • Vamos ao Avante!
  • O cursinho de escrita criativa foi cancelado. Ainda estou a considerar se quero ou não fazer outra coisa.
  • Fala-se num curso de paraquedismo civil.
  • Voltou a Le Cool :D
No meio de tudo, há cafezinhos e conversas, algumas despedidas. As emoções nem sempre são fáceis de gerir, mas o optimismo reina.