28 dezembro 2007

Sabores do Natal

Devem existir milhões de formas de fazer caril, dependendo dos ingredientes que se tiver à mão. Esta foi a que calhou na ceia de Natal.

Caril de Frango
(receita a olhómetro, como todas as minhas!)
1 ½ Frango
pó de caril
1 cebola
alho
sal
azeite
1 litro de leite meio-gordo
1 barra de leite de coco
algumas colheres de polpa de tomate
coco ralado
cardamomo

Tempera-se o frango com sal e alho com algumas horas de antecedência. Refoga-se a cebola e alho num bocadinho de azeite, até ficar transparente. Junta-se o frango, o pó de caril, o cardamomo, a barra de leite de coco e o leite, aos pouquinhos. Acerta-se o sal. Deita-se algumas colheres de polpa de tomate. A meio da cozedura, mais ou menos, junta-se coco ralado, para engrossar o molho. Cozinha em lume baixo, para não pegar. Acompanha com arroz basmati, cozido à crioula: muita água a ferver, sal e cardamomo, escorrido e lavado no final, para ficar solto.

e por falar em canções fixes...

ouvi finalmente o novo CD de Donna Maria - música para ser humano :) e gostei muito! a crítica fala em maturidade, evolução e não sei o quê mais. eu prefiro dizer do que gostei, sem ser exautiva:
  • o dueto com o Luís Represas, na canção «nós nunca somos iguais», que é provavelmente a minha preferida do momento.
  • as palavras finais de «mais que um amor no mundo».
  • o som surpreendente de «fragmagens».
  • o ritmo dançante de «zé lisboa».
desconfio que, como no caso de «tudo é para sempre», este é um CD para degustar ao longo do tempo... e para ver executado ao vivo, assim que possível!

boa onda pura

Dei por mim a ouvir esta música, depois de a descobrir no blog de um amigo.



e depois de uns dias algo atribulados... nada como uma canção fixe para animar as hostes!

19 dezembro 2007

A Ceia



Este fim de semana, fui voluntária na ceia dos sem-abrigo. Trabalhei. Ri. Comovi-me. Dancei. Conversei. Encontrei amigos que não via há muito tempo. Aprendi muito. A repetir.

13 dezembro 2007

Saudades do Insólito. E do Club 84.



Descobri este video num blog. Não sabia que a canção se chama Love will tear us apart nem que era dos Joy Division. Sei é que me deu umas saudades doidas das noites que começavam no Insólito e que nunca se sabia onde acabavam. Às vezes acabavam no Club 84, antes de ter fechado :) Noutras...
Verdade se diga, também tenho saudades das noites que começavam no Carocha, mas isso é conversa para outro post.

11 dezembro 2007

São as sortes

O que nos vai valendo é que, da mesma forma como conseguimos ser imbecis até à quinta casa, também temos um instinto de sobrevivência que apita sempre que arriscamos a nossa sanidade. Ao menos isso... não é o euromilhões, mas também serve.

10 dezembro 2007

Inacreditável

Este fim de semana, assaltaram o armazém onde se guardavam a maior parte dos bens (comida, roupa, brinquedos) que a Comunidade Vida e Paz estava a juntar para a Ceia dos Sem-Abrigo, que decorrerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de Dezembro.
Estou sem palavras. Estou muito zangada, também. Mas, mais do que tudo, estou motivada a ajudar: a Comunidade precisa de reunir o máximo de bens alimentares, para que as 4500 refeições planeadas para os 3 dias da ceia não sejam postas em causa. Precisam de mercearias e vegetais, precisam de roupa e de meias novamente. Todos os donativos podem ser entregues na sede da Comunidade.

06 dezembro 2007

mudar o Mundo

Acredito que as pessoas têm o poder de mudar o Mundo. Não será de hoje para amanhã, mas ficar parado a ver os problemas a desfilar é que não resolve nada. Visitem este site, de onde tirei a imagem que ilustra o post. E ajam!