29 agosto 2007

Onde está o Verão?

Nem sol, nem calor abrasador. Água do mar mais fria. Ventinho desagradável ao fim do dia. Dias cinzentos em Agosto! Sair de casa de casaquinho... sinto-me enganada, quero o meu dinheiro de volta :) Onde está o Verão verdadeiro?

27 agosto 2007

Postais de aniversário

Andava à procura de um postal de aniversário para um amigo que faz anos hoje. A escolha não me deixou particularmente animada - eis algumas observações em avulso:
  1. Determinados animais são bons felicitadores: os macacos, sobretudo os chimpanzés, têm lugar no pódio, seguidos por cãezinhos, gatinhos e porcos. Para quem não aprecia os mamíferos, arranjam-se patinhos, pintaínhos e desenhos de sapos.
  2. Se a capa do postal não tiver um animal, terá provavelmente, serpentinas, balões, um bolo de aniversário e/ou flutes de champanhe, em combinações diversas; também pode ter flores com ar de terem sido desenhadas para estampagem em pratos dos anos 40;
  3. Há ainda a versão «postal com o número de anos celebrados pelo receptor», com serpentinas e balões também.
Fiquei convencida que existem leis não escritas de pirosice obrigatória para estes artigos!

25 agosto 2007

Princesa da comunicação :)

A minha irmãzinha ainda não tem 3 anos. Esta manhã, preparávamo-nos para sair. Perguntei-lhe:
- Estás pronta?
- Não. - E corre para a sala.
- Que te falta? - pergunto eu.
- Falta-me o meu telemóvel!
Saca do seu telemóvel de plástico de dentro da arca dos brinquedos e mete-o no bolso.
- Mana, eu já estou pronta!

17 agosto 2007

Lobo hombre en Paris

Não me lembro de quando ouvi esta canção pela primeira vez. Sei que era esta versão ao vivo. Sei que gosto dela desde essa primeira vez. Hoje desencantei-a no fundo de uma das minhas pastas de mp3.

____________

Cae la noche y amanece en París.
En el día en que todo ocurrió.
Como un sueño de locos sin fin.
La fortuna se ha reído de ti.
Sorprendido espiando,
el lobo escapa aullando
y es mordido por el mago del Siam.
La luna llena sobre París
ha transformado en hombre a Denis.
Rueda por los bares del Bulevar.
Se ha alojado en un sucio hostal.
Mientras está cenando,
junto a él se ha sentado
una joven con la que irá a contemplar
la luna llena sobre París.
Algunos francos cobra a Denis.
Lobo-Hombre en París.
Su nombre Denis.

Efeméride

Foi há 3 dias, mas o que importa agora é o registo da data: no dia 14 celebraram-se 622 anos sobre a Batalha de Aljubarrota. A mesma em que o exército português deu uma coça descomunal aos castelhanos que, por acaso, nos queriam anexar ao seu território. A mesma em que uma tal Brites de Almeida, conhecida como a Padeira de Aljubarrota desatou à pazada aos castelhanos. Ai Brites, o que eu queria ter herdado a tua pujança :) Tenho para aqui muitos «castelhanos» a precisar de umas boas bordoadas!

16 agosto 2007

Adivinhem o que é o jantar...!

esparguete com chouriço e ovo
(receita a olhómetro)

esparguete
chouriço (sem ser de fumeiro de lenha)
azeite
alho
cebola
louro
orégãos
polpa de tomate ou tomate fresco
ovos (aproximadamente um por pessoa)
sal
pimenta (preta, de preferência)

Refoga-se a cebola, o alho e o chouriço às rodelas num bocadinho de azeite (pouquinho, porque o chouriço é gordo!). Junta-se a polpa de tomate ou o tomate sem pele, o louro e os orégãos. Acrescenta-se a água e o sal. Quando a água ferver, coloca-se a massa e deixa-se cozer. Quando a massa estiver al dente, juntam-se os ovos batidos e mexe-se. Rectifica-se o sal, junta-se pimenta a gosto e mais orégãos.

14 agosto 2007

Pérola queirosiana

Eu adoro Eça de Queiroz. Ando há tempos para postar uma citação de que gosto particularmente:

«... o Pessimismo é uma teoria bem consoladora para os que sofrem, porque desindividualiza o sofrimento, alarga-o até o tornar uma lei universal, a lei própria da Vida; portanto lhe tira o carácter pungente de uma injustiça especial, cometida contra o sofredor por um Destino inimigo e faccioso! Realmente o nosso mal sobretudo nos amarga quando contemplamos ou imaginamos o bem do nosso vizinho - porque nos sentimos escolhidos ou destacados para a Infelicidade, podendo, como ele, ter nascido para a Fortuna. Quem se importaria de ser coxo - se toda a humanidade coxeasse? E quais não seriam os urros e a furiosa revolta do homem envolto na neve e friagem e borrasca de um Inverno especial, organizado nos céus para o envolver a ele unicamente - enquanto em redor toda a humanidade se movesse na luminosa benignidade de uma Primavera?»

in A Cidade e as Serras

13 agosto 2007

Estrelinha

É giro, é intenso, tem pinta! Também tem a mania que pode dizer e fazer o que quiser impunemente... mas é uma estrelinha :) Ontem vi o Live @ Knebworth e fiquei impressionada: pela quantidade de pessoas presentes e pela emoção do Robbie Williams perante aquela gente toda. E Come Undone é uma grande canção, com uma letra estrondosa. Continua a ser uma das minhas preferidas, em registo bitter-sweet, como seria inevitável num texto destes.




So unimpressed but so in awe
Such a saint but such a whore
So self aware so full of shit
So indecisive so adamant

I'm contemplating thinking about thinking
It's overrated just get another drink and
Watch me come undone

(come undone)
They're selling razor blades and mirrors in the street
(come undone)
I pray that when I'm coming down you'll be asleep
(come undone)
If I ever hurt you your revenge will be so sweet
Because I'm scum, and I'm your son,
I come undone
I come undone

So rock and roll, so corporate suit
So damn ugly, so damn cute
So well-trained, so animal
So need your love, so fuck you all

I'm not scared of dying
I just don't want to
If I´d stop lying I'd just disappoint you
I come undone

(come undone)
They're selling razor blades and mirrors in the street
(come undone)
I pray that when I'm coming down you'll be asleep
(come undone)
If I ever hurt you your revenge will be so sweet
Because I'm scum, and I'm your son,
I come undone

So write another ballad
Mix it on a Wednesday
Sell it on a Thursday
Buy a yacht by Sunday
It's a love song
A love song

Do another interview
Sing a bunch of lies
Tell about celebrities that I despise
And sing love songs
We sing love songs
So sincere

So sincere

(come undone)
They're selling razor blades and mirrors in the street
(come undone)
I pray that when I'm coming down you'll be asleep
(come undone)
A young pretender and my crowds above can see
I come undone
I am scum
Love your son
You gotta love your son
You gotta love your son
You gotta love your son
Love your son
I am scum
I am scum
I am scum

As putas do senhor



Ando um bocado dispersa nas minhas leituras :) Em pouco tempo, tive dois «despertadores de apetite» para ler este livro. Como apetites literários são coisas sérias, tratei de me fazer a vontade e adquiri o dito. García Márquez escreve os amores de um homem de 90 anos, retratando-os de forma menos sórdida do que o título sugere. É pequenito e lê-se bem. Gostei.

10 agosto 2007

Platoon


Era miúda quando vi este filme pela primeira vez. Creio que foi o primeiro filme que me fez perceber que a guerra é uma situação de excepção em que muito do que existe de melhor e de pior num ser humano se revela, em condições que nem consigo imaginar a sério, porque não sei o que é a guerra real. Dizem que a guerra muda as pessoas. Dizem que na guerra vale tudo, porque o importante é sobreviver.
Há muito tempo que andava atrás deste filme em DVD - estava esgotado em todas as lojas onde procurei, e nem de encomenda se arranjava. Hoje tive a sorte de o receber pelo correio: um amigo enviou-mo de surpresa, depois de meses de busca por todo o lado. Ao amigo, o meu enormíssimo obrigado! Em tudo, tu és excepcional :)

08 agosto 2007

Mais um livro



Dizem que sou emocional, que tenho mau-feitio, que me salta a tampa com alguma facilidade. Ontem disseram-me que tenho um dispositivo chamado refilómetro, que dispara aleatoriamente e que anda particularmente activo. Daniel Goleman escreve que o cérebro humano foi concebido para ser social e se relacionar com outros cérebros e que estas relações têm influência directa no comportamento do nosso organismo, até do ponto de vista imunológico. Os comportamentos próprios ou alheios influenciam não só o nosso estado de espírito, mas também o nosso estado físico. Se soubermos gerir os nossos comportamentos sociais estaremos mais aptos a uma vida saudável. Será? Ler para crer! Ou, pelo menos, para perceber os argumentos do senhor a fundo. Numa fase especialmente stressante e turbulenta, não há como experimentar :)

06 agosto 2007

Acabei


Acabei de ler hoje Baía dos Tigres. É o relato, brutal por vezes, da viagem que Pedro Rosa Mendes fez entre 1997 e 1998 através do continente africano, ligando o Namibe (Angola) a Quelimane (Moçambique), recriando a viagem de Ivens e Capelo. Numa prosa que choca e que comove, o leitor é guiado de uma forma aparentemente aleatória pela viagem, entre os perigos de uma guerra viva em Angola e os imprevistos de um caminho longo. Uma viagem de exaustão, de medo, de fome e de incerteza sempre presentes ou à espreita. Uma viagem povoada de personagens de ocasião, passageiros do caminho, marcos da viagem, de estórias de abandono e resistência para além do que nos parece razoavelmente humano, de seus testemunhos chocantes, de uma coragem sem limites. Uma viagem que também é um impressionante registo de retalhos de vida. Cruel. Terno. Comovente. Intenso. Quase surreal. Das melhores obras portuguesas contemporâneas que conheço.